PUR X PIR: Entenda a diferença entre os núcleos

Conheça os dois materiais mais utilizados no segmento de isolamento térmico

Quando se trata de núcleos isolantes, o PUR e o PIR são os materiais mais utilizados no segmento de isolamento térmico. A espuma rígida de poliuretano (PUR) é utilizada na área da construção civil desde a década de 1960, atuando como material isolante de alto desempenho. No entanto, os desenvolvimentos técnicos ocorridos ao longo dos anos, resultaram numa evolução deste produto, dando origem ao poliisocianurato (PIR).

Apesar de semelhantes, devido à suas composições químicas constituídas por propriedades que os tornam materiais leves, eficientes condutores térmicos, ambientalmente sustentáveis ​e recicláveis, o PIR e o PUR variam em termos de desempenho. Leia abaixo mais informações sobre os dois núcleos!

PUR (poliuretano)

O núcleo isolante PUR, é normalmente injetado em cavidades de paredes, visando criar uma barreira energeticamente eficiente, uma vez que sua espuma é capaz de atingir pequenos espaços para criar uma vedação hermética. De acordo com a Insulation Manufacturer Association, o PUR oferece “o melhor desempenho térmico de todos os isolantes práticos de cavidade completa”.

Além de apresentar alta resistência à água, sendo capaz de minimizar o impacto dos danos causados ​​pela umidade, o PUR também é mais barato que outros materiais, oferecendo melhor custo-benefício.

PIR (poliisocianurato)

O PIR é muito versátil, podendo ser utilizado em painéis metálicos isolantes, cavidades de paredes e como placas de gesso isolante. Além disso, ele apresenta um desempenho térmico extremamente elevado, necessitando apenas de metade da espessura de outros produtos isolantes de base mineral.

Assim como o PUR, o PIR também é considerado uma ótima barreira para umidade; a maior diferença entre os dois núcleos seria a forte resistência do PIR a temperaturas elevadas, o que possibilita ao material maior eficiência, quando comparado ao PUR, para retardar a propagação de chamas e reduzir a emissão de fumaça do fogo, tornando ambientes mais seguros.

Para saber mais sobre a Termkcal e suas soluções, entre em contato!


chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Termkcal www.termkcal.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×