4 Cuidados que você deve ter com a sua Câmara Fria

Entenda como aumentar a vida útil da sua Câmara Frigorifica através de alguns métodos básicos

As Câmaras Frias, ou Câmaras Frigoríficas, são espaços de temperatura controlada, projetados para otimizar a refrigeração de produtos perecíveis nos setores comercial e industrial, atendendo a diversos segmentos, como: alimentício, científico, agroindustrial, hoteleiro, entre outros.

Isso porque, as soluções são construídas sob medida e com materiais de alta tecnologia, que proporcionam ambientes com temperaturas extremamente precisas que podem ir de -0ºC até 18ºC, dependendo do projeto e da demanda.

Um dos maiores diferenciais das Câmaras Frigoríficas, quando comparadas aos refrigeradores e freezer convencionais, é a capacidade de armazenamento, podendo comportar grandes volumes de produtos sem perder eficiência e desempenho.

Disponíveis em diversos modelos e aplicações, as Câmaras Frias costumam ter alta durabilidade, porém, o descaso com a manutenção periódica pode encurtar esse tempo e acarretar alguns problemas técnicos, que comprometem a funcionalidade do equipamento e geram gastos.

Pensando nisso, separamos 4 cuidados essenciais que você precisa ter para estender a vida útil da sua Câmara Fria. Confira abaixo!

4 cuidados essenciais que você deve ter com sua Câmara Fria

Realize a Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva, realizada através de checagens periódicas das estruturas que compõem o equipamento é fundamental para evitar danos no funcionamento da Câmara Fria, fique atento a aspectos como: a vedação das portas, limpeza dos componentes e possíveis vazamentos.

Nesse caso, um bom investimento seria contratar profissionais especializados para efetuar uma revisão completa, onde os componentes da Câmara fria são testados.

Priorize a organização

Para que o ar frio seja distribuído de maneira uniforme por todo o espaço da câmara, evitando o aumento do consumo de energia, as passagens de ar não podem ser bloqueadas pelos produtos. Por isso, manter o espaço sempre organizado é essencial para garantir a eficiência máxima da sua Câmara Fria.

A melhor solução para manter o ambiente organizado é colocar os produtos em estantes e prateleiras, atentando-se sempre ao limite de excedência de volume.

Mantenha a luz apagada

Um passo que parece simples, mas na hora do entra e sai rotineiro acaba sendo esquecido. Deixar luz interna acesa pode afetar a temperatura da câmera, portanto, para garantir que não haverá oscilações no desempenho da refrigeração, mantenha-a desligada.

Mantenha a porta fechada

A porta da Câmara Fria tem a função de vedar e proteger o ambiente interno, quando ela é esquecida aberta fatores externos, como calor e a umidade, entram no ambiente, deixando-o mais propicio a formação de gelo. Isto compromete o funcionamento de refrigeração, sobrecarregando o sistema e gerando danos aos produtos.

Um item que auxilia o trabalho da porta frigorifica é a Cortina de Ar, que funciona como uma barreira protetora entre as temperaturas externas e o interior da Câmara Fria durante a movimentação das pessoas no espaço durante o dia.


chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Termkcal www.termkcal.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×