Conheça o isopainel, uma solução de isolamento térmico para construção civil que funciona como uma ótima alternativa aos sistemas de alvenaria.
Introdução
isopainel é uma solução construtiva revestida por duas chapas metálicas e preenchida por um núcleo isolante que possibilita a climatização de ambientes, substituindo sistemas artificiais, como ares-condicionados, ventiladores e aquecedores. Nos últimos anos, seu uso tem se popularizado em projetos de construção civil, visto que, esta solução apresenta maior versatilidade, sendo capaz de atender aos segmentos industriais, comerciais e residenciais.
Tipos de Isopainel
Embora as chapas metálicas sejam uma constante na produção de isopainéis, o núcleo isolante pode ser composto por diferentes materiais, sendo os três mais comuns: EPS, PIR e PUR.
PUR (Poliisocianurato)
PUR é um núcleo isolante de plástico termofixo, resultado da reação química entre alguns componentes específicos, formando uma espuma rígida com propriedades termoisolantes.
Suas principais características são: alto índice de resistência térmica e um ótimo custo-benefício.
PIR (Poliuretano)
Basicamente, o PIR é o núcleo de PUR modificado, com um índice elevado do composto orgânico Isocianato, responsável por deixá-lo mais estável que o PUR, garantindo melhor estabilidade térmica.
Suas principais características são: baixo índice de condutibilidade térmica, alta resistência a água e fogo e não absorve umidade.
EPS (poliestireno expandido)
Popularmente conhecido como isopor, o núcleo de EPS é um plástico celular rígido que apresenta diversas densidades e modelos, facilitando sua customização para atender demandas especificas.
Suas principais características são: grande versatilidade, leveza, durabilidade e alta performance de isolamento térmico.
Onde o Isopainel pode ser aplicado
O maior diferencial do isopainel, quando comparado a outros sistemas construtivos, é sua pluralidade, podendo ser utilizado em diversos projetos de construções como: shoppings, hotéis, hospitais, escolas, estufas e muitos mais.
No segmento industrial, por exemplo, o painel termoisolante pode ser utilizado desde a recepção de fábricas, passando pelos setores de produção, vestiários, cozinhas, alojamentos, até as docas de despacho dos produtos.
Nas residências, ele substitui a necessidade de sistemas artificiais de climatização, como o ar-condicionado e o ventilador, apresentando um melhor custo-benefício a longo prazo, pois possibilita a redução de gastos com energia elétrica.
O isopainel também pode ser aplicado como revestimento de câmaras frigorificas, auxiliando negócios no setor comercial, como bares e restaurantes, no processo de refrigeração de produtos que demandam ambientes com temperatura controlada para garantir sua preservação.
Benefícios do uso de isopainel (listagem)
Eficiência energética
Não é necessário o uso de sistemas de climatização artificial, o que auxilia na economia de energia.
Absorção acústica
Os materiais de isolantes térmicos apresentam uma ótima barreira acústica, reduzindo ruídos e barulhos externos.
Conforto Térmico
O isopainel é capaz de bloquear ou reduzir a troca de calor entre os ambientes internos e externos.
Sustentabilidade
Evita o uso de sistemas de climatização artificial, o que resulta em menos emissões de CO2.
Redução de custos
A economia de energia resulta na economia de despesas, reduzindo os gastos no orçamento.
Fácil instalação
Não exige mão de obra especializada para instalação, o que facilita o processo e também auxilia na redução de gastos.