O que é Isopainel e onde ele pode ser utilizado?

Conheça o isopainel, uma solução de isolamento térmico para construção civil que funciona como uma ótima alternativa aos sistemas de alvenaria.

Introdução

isopainel é uma solução construtiva revestida por duas chapas metálicas e preenchida por um núcleo isolante que possibilita a climatização de ambientes, substituindo sistemas artificiais, como ares-condicionados, ventiladores e aquecedores. Nos últimos anos, seu uso tem se popularizado em projetos de construção civil, visto que, esta solução apresenta maior versatilidade, sendo capaz de atender aos segmentos industriais, comerciais e residenciais.

Tipos de Isopainel

Embora as chapas metálicas sejam uma constante na produção de isopainéis, o núcleo isolante pode ser composto por diferentes materiais, sendo os três mais comuns: EPS, PIR e PUR.

PUR (Poliisocianurato)

PUR é um núcleo isolante de plástico termofixo, resultado da reação química entre alguns componentes específicos, formando uma espuma rígida com propriedades termoisolantes.

Suas principais características são: alto índice de resistência térmica e um ótimo custo-benefício.

PIR (Poliuretano)

Basicamente, o PIR é o núcleo de PUR modificado, com um índice elevado do composto orgânico Isocianato, responsável por deixá-lo mais estável que o PUR, garantindo melhor estabilidade térmica.

Suas principais características são: baixo índice de condutibilidade térmica, alta resistência a água e fogo e não absorve umidade.

EPS (poliestireno expandido)

Popularmente conhecido como isopor, o núcleo de EPS é um plástico celular rígido que apresenta diversas densidades e modelos, facilitando sua customização para atender demandas especificas.

Suas principais características são: grande versatilidade, leveza, durabilidade e alta performance de isolamento térmico.

Onde o Isopainel pode ser aplicado

O maior diferencial do isopainel, quando comparado a outros sistemas construtivos, é sua pluralidade, podendo ser utilizado em diversos projetos de construções como: shoppings, hotéis, hospitais, escolas, estufas e muitos mais.

No segmento industrial, por exemplo, o painel termoisolante pode ser utilizado desde a recepção de fábricas, passando pelos setores de produção, vestiários, cozinhas, alojamentos, até as docas de despacho dos produtos.

Nas residências, ele substitui a necessidade de sistemas artificiais de climatização, como o ar-condicionado e o ventilador, apresentando um melhor custo-benefício a longo prazo, pois possibilita a redução de gastos com energia elétrica.

O isopainel também pode ser aplicado como revestimento de câmaras frigorificas, auxiliando negócios no setor comercial, como bares e restaurantes, no processo de refrigeração de produtos que demandam ambientes com temperatura controlada para garantir sua preservação.

Benefícios do uso de isopainel (listagem)

Eficiência energética

Não é necessário o uso de sistemas de climatização artificial, o que auxilia na economia de energia.

Absorção acústica

Os materiais de isolantes térmicos apresentam uma ótima barreira acústica, reduzindo ruídos e barulhos externos.

Conforto Térmico

O isopainel é capaz de bloquear ou reduzir a troca de calor entre os ambientes internos e externos.

Sustentabilidade

Evita o uso de sistemas de climatização artificial, o que resulta em menos emissões de CO2.

Redução de custos

A economia de energia resulta na economia de despesas, reduzindo os gastos no orçamento.

Fácil instalação

Não exige mão de obra especializada para instalação, o que facilita o processo e também auxilia na redução de gastos.


chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Termkcal www.termkcal.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×