Notícias


Produtividade agropecuária cresce 4 por cento ao ano

Postado em 04/01/2018 - 17:35

O crescimento da agropecuária brasileira, nos últimos cinco anos (2000 a 2014), foi impulsionado principalmente pela produtividade, que cresceu à taxa de 4% ao ano. As inovações decorrentes da pesquisa e a adoção de novas tecnologias agrícolas foram os fatores que contribuíram para o resultado que colocou o país em posição de destaque diante de competidores no mercado internacional de alimentos e fibras.

O crescimento da produtividade agropecuária brasileira, segundo o estudo, é superior à média mundial, que tem crescido 1,84% ao ano, analisa o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques.

Entre as tecnologias que viabilizaram o aumento da produtividade da agricultura brasileira, está a viabilização da segunda safra de verão, conhecida também como safrinha, a resistência genética àsprincipais doenças além de práticas sustentáveis como o plantio direto na palha, descoberta de novas tecnologias, crescimento do mercado interno e a demanda internacional, deslocamento espacial das atividades agrícolas e finalmente, os preços dos insumos.

Fonte: Ministério da Agricultura


Imagem de Produtividade agropecuária cresce 4 por cento ao ano

Gostou? compartilhe!