Notícias


COMO FUNCIONA O AR-CONDICIONADO

Postado em 04/01/2018 - 17:37

Criado em 1902 pelo engenheiro mecânico norte-americano Willis Carrier, o equipamento foi o primeiro a conseguir condicionar mecanicamente o ar, controlando a temperatura e a umidade do ambiente.

A invenção de Carrier sofreu muitas melhorias ao longo dos anos, o princípio de ciclo de refrigeração e tratamento do ar continua sendo praticamente o mesmo desde a sua invenção. Seu funcionamento é semelhante ao de uma geladeira, combinando funções de ventilação, aquecimento, circulação, arrefecimento e filtragem do ar.

O trabalho do ar-condicionado começa com o seu ventilador sugando o ar do ambiente e fazendo-o passar por um conjunto de serpentinas preenchidas por uma substância líquida formada por uma mistura de cloro, flúor e carbono, chamada R-22. Ela evapora a 7°C.

Ao absorver o calor do ar que vem do ambiente externo, este produto deixa seu estado líquido se transformando em um gás. Em seguida, passa por um compressor, sofrendo um aumento de pressão e aquecendo até uma temperatura aproximada de 52°C.

O R-22 em estado gasoso e aquecido é mandado para um condensador na parte externa do aparelho,

passando por um processo de troca de calor com o ambiente e tornando-se líquido novamente. Daí, a substância refrigerante entra em uma válvula que a faz perder pressão e retorna ao seu estado líquido inicial, reiniciando todo o seu ciclo.

Durante todo este procedimento, o ar do ambiente interno para o qual o aparelho está voltado é continuamente refrigerado e sofre gradualmente uma perda de umidade, enquanto a parte externa do equipamento torna o ar mais quente e úmido.

Fonte: Techtudo


Imagem de COMO FUNCIONA O AR-CONDICIONADO

Gostou? compartilhe!